Submissões de resumos

Submissão de resumo

O prazo final para envio de resumos é 15 de agosto de 2022.
 

  • Cada participante poderá submeter até dois resumos (como primeiro autor ou co-autor);

  • Cada pessoa poderá estar como primeiro autor em no máximo dois resumos;

  • Uma mesma pessoa poderá ser co-autor em um número ilimitado de resumos;

  • Não há limite quantitativo de co-autores por resumo;

  • É necessário que pelo menos um dos autores (primeiro autor ou co-autores) esteja presente no congresso para apresentar;

  • Os resumos poderão ser submetidos para as modalidades “apresentações orais” ou “pôster";

  • A Comissão Organizadora poderá alterar a modalidade da apresentação indicada pelo participante de acordo com o escopo do trabalho e disponibilidade de espaço para as apresentações;

  • O resumo deve ser enviado exclusivamente por meio da plataforma de inscrição do evento através do preenchimento dos campos específicos e anexando em réplica um documento no formato doc. de acordo com o modelo aqui disponibilizado.

Linhas de Pesquisa

O resumo submetido deverá estar compreendido dentro de uma das linhas de pesquisa abaixo:

  • Conservação - áreas naturais protegidas, legislação, educação ambiental entre outros;

  • Saúde animal e contaminação - encalhes, patologia, parasitas, doenças emergentes, zoonoses, biotoxinas, metais pesados, contaminação por plástico, organoclorados, bifenilos policlorados (PCB), entre outros;

  • Ecologia trófica - dieta, conteúdo estomacal, isótopos estáveis, ecologia de forrageio, biologging, entre outros;

  • Comportamento - cuidado parental, agressão, comportamento reprodutivo, entre outros;

  • Mudanças climáticas - perda de habitat, mudanças na disponibilidade de alimentos, temperaturas da superfície do mar (TSM), etc;

  • Distribuição e abundância - dinâmica populacional, uso de habitat, migrações, densidade populacional, estrutura populacional, etc;

  • Acústica - sinais biológicos, paisagem acústica, monitoramento passivo, entre outros;

  • Morfologia e Fisiologia - mergulho, biologging, termorregulação, reprodução, anatomia, morfometria geométrica, histologia, condição corporal, entre outros;

  • Interações com o homem - turismo, pesca, caça de subsistência, emalhes, entre outros;

  • Genética, Sistemática e Evolução - genômica, genética de populações, epigenética, taxonomia, fósseis, paleoclima, entre outros.

Avaliação dos resumos

Todos os resumos serão corrigidos e pontuados por pelo menos dois revisores, podendo ser aceitos sem correções, aceitos com correções ou negados, com base nos critérios abaixo:
 

  • Clareza e qualidade: os resumos devem ser objetivos e deve-se buscar clareza na comunicação. Os métodos de pesquisa apresentados devem ser fortes e contundentes aos vigentes para a área de atuação.

  • Originalidade e importância: trabalhos originais com achados pertinentes possuem destaque nesse quesito, assim como trabalhos que tenham grande importância para o avanço no conhecimento científico sobre os mamíferos aquáticos.

  • Respostas e conclusões: os resumos devem dar destaque aos seus achados e assim como apresentar respostas concretas aos principais questionamentos levantados na pesquisa.

  • Formatação e apresentação: os resumos devem obedecer todas as normas de submissão e formatação. Além disso, devem apresentar-se de forma coerente ao formato de um resumo científico seguindo uma ordem lógica (introdução, objetivos, métodos, resultados, discussões e conclusões) e consisa.

Apresentação Oral

As apresentações orais deverão ser realizadas com o uso de slides digitais no formato Powerpoint (PPT ou PPTX) com definição de tela widescreen, proporção 16: 9. O tempo de apresentação será de 15 minutos, sendo 10 minutos para apresentação e 5 minutos para perguntas e discussões.

 

A logo do Congresso deve estar presente pelo menos na capa da apresentação.

 

Cada participante deve trazer seus slides em pendrive, essa apresentação será salva pela comissão organizadora, no momento do credenciamento.

MODELO DISPONÍVEL AQUI

Poster

Dimensões

A confecção do pôster deverá ser feita na vertical, formato retrato, com a medida de 90 cm x 120 cm em material de escolha do autor (papel, tecido ou lona), com corda superior para pendurar na estrutura. É permitido colar o pôster, verifique se o material escolhido para a confecção aceita fita adesiva.

Caso não queira trazer seu pôster impresso, a Comissão Organizadora da RT19 fez parceria com uma gráfica local (Canal Alpha – Telefone: (71) 999790365) para que os participantes imprimam seus pôsteres localmente, com desconto. É necessário verificar o tempo mínimo para envio do arquivo, para impressão em tempo da apresentação. Sugerimos entrar em contato com antecedência.  

 

Título

Deverá ser o mesmo utilizado no resumo aprovado e em letras maiúsculas (exceto espécies), sugerimos letras grandes para facilitar a leitura. Abaixo do título, com letras menores: nomes dos autores, laboratório/departamento, instituição, cidade e estado.  

 

Conteúdo do Pôster

Os elementos textuais do pôster devem apresentar introdução, objetivos, materiais e métodos, resultados e discussão, conclusão e referências bibliográficas. 

Gráficos, figuras e tabelas devem ser explorados. Sempre se atentar ao tamanho da fonte (sugestão 24), o conteúdo deve estar visível a uma distância mínima de 1,0 metro.

A logo do Congresso deve estar presente no canto superior esquerdo do pôster. 

 

Apresentação

É obrigatória a presença do autor (ou coautores) do trabalho durante todo o período de apresentação. Trabalho sem a presença do responsável não receberá certificado.

 

MODELO DISPONÍVEL AQUI

Livro de Resumos

Todos os resumos aceitos serão publicados em um livro de resumos a ser veiculado digitalmente no formato PDF e com número de ISBN.